No atual mercado competitivo, torna-se cada vez mais difícil atrair a atenção dos consumidores. Pesquisas no mundo inteiro apontam que 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda. Isso significa que na maioria das vezes o consumidor sai de casa sem saber exatamente o que comprar.
Quando uma embalagem está exposta na gôndola de um supermercado juntamente com seus concorrentes, ela tem na verdade pouco tempo para transmitir uma mensagem positiva e tentar convencer o consumidor que aquela é a melhor escolha.
Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o fator estético que faz com que uma embalagem seja bem-sucedida e consequentemente escolhida nas prateleiras. É necessário que ela traduza valores como qualidade do produto, praticidade, confiabilidade e o mais importante: que crie vínculos emocionais com o consumidor para que este se identifique com a marca e seja cada vez mais fiel a ela numa futura compra.
Aqui vão 5 regras básicas para ficarmos atentos ao escolher uma embalagem:
1 – Simplicidade e informações claras
Pode parecer incrível, mas grande parte das embalagens que encontramos no dia a dia é graficamente poluída, contendo informações desnecessárias e confusas. Em muitas delas, a própria marca do produto tem pouco destaque e desaparece num caos de informações, cores e imagens. Às vezes fica difícil entendermos exatamente para que serve o produto.
Devemos, portanto, buscar uma embalagem que seja simples e direta. Que comunique de forma clara e objetiva as principais funções do produto. A marca do produto tem que ter uma posição de destaque na embalagem.
2 – Honestidade
Muitas embalagens podem conter informações enganosas, como por exemplo uma linda foto que não representa em nada o produto que contém.
Peso e quantidade são frequentemente disfarçados, fazendo com que o consumidor pense que está levando vantagem ao comprar o produto.
3 – Autenticidade
Entre milhares de embalagens competindo entre si por atenção, as que se destacam são certamente autênticas e diferentes.
Criatividade, originalidade e personalidade são fatores presentes em embalagens de grandes marcas.
4 – Impacto na Gôndola
Uma embalagem nunca é vista sozinha na gôndola. Geralmente ela está encaixada num conjunto de padrões, cores e formas diferentes. Impacto na gôndola é o termo usado pelos especialistas à embalagem que se destaca em meio a essa diversidade.
Ao nos aproximarmos de uma gôndola, devemos sempre ficar atentos para a embalagem que mais se destaca no conjunto.
5 – Praticidade
Na criação de uma embalagem, normalmente o designer deve ter em mente a forma, o tamanho e funcionalidade do produto. Isto irá influenciar diretamente a sua praticidade. Quanto mais prática a embalagem for, melhor será sua manipulação, conservação, fácil armazenamento e consequentemente maior será sua venda.
A embalagem pode ser, desse modo, o principal elo de comunicação entre o consumidor e uma determinada marca. É importante cada vez mais que os fabricantes tenham consciência das necessidades diárias de quem consome seus produtos e possam sempre agregar mais valor a eles.
Os consumidores, por sua vez, devem ser mais cautelosos ao adquirirem seus produtos. Aprender sobre o produto, suas origens e benefícios, adquirir o máximo de informações e detalhes possíveis, deve fazer parte do cotidiano de todos nós.