CASE DE SUCESSO – ANIVERSÁRIO GUANABARA

28/10/16 Por Leonardo Rios

Show de ofertas do Rio à Nova Iorque.

Tradicionalmente, em suas principais campanhas, os Supermercados Guanabara fazem um grande investimento em mídia. São inserções de até dois minutos na TV, anúncios e encartes nos maiores jornais da cidade, spots de rádio e presença massiva em OOH. No entanto, na mais recente campanha do Aniversário Guanabara a coisa foi diferente. Mais do que usar as mídias tradicionais, a fullpack foi além e, com todo o apoio do cliente, implementou uma ousada e (já) bem-sucedida estratégia de mídias sociais 100% orgânica. Ou seja, sem impulsionar um post sequer.

Para começar, 7 dias antes do início da campanha, foi lançada uma contagem regressiva no Facebook e Instagram. Em vídeos curtos, gravados em uma das lojas da rede e estrelados pelos próprios funcionários do Guanabara, a iniciativa foi um absoluto sucesso. Em menos de uma semana, foram mais de 253 mil visitas à página, além de um crescimento no engajamento com as postagens de 577%. Postagens de vídeo tiveram um aumento de 7.495% em volume de visualizações.

Na sequência, buscando aumentar o número de seguidores no Instagram, usamos esta rede social para divulgar, em primeira mão, algumas das principais ofertas do Aniversário Guanabara. Assim alcançamos um crescimento orgânico de mais de 100%, onde conseguimos 30 mil novos seguidores em 40h. Além disso, utilizamos o Stories para cobrir ao vivo o primeiro dia da campanha, mostrando aos seguidores as promoções exclusivas nas lojas.

A campanha ainda nem terminou e, como todos os números do Aniversário Guanabara, nossos resultados nos outros meios digitais também são expressivos. Mais uma vez estivemos entre os trend topics mundiais do Twitter. Além disso, conseguimos um alcance viral de 8,7 milhões de pessoas no Facebook e aumento de mais de 1000% de interação via inbox. O site do Guanabara teve mais de 200 mil acessos nas primeiras horas de campanha.

E como não poderia deixar de ser, as interações de alguns dos nossos brand lovers acabaram virando memes. Este ano o destaque ficou para o Wellington Vinicius, que postou um vídeo entrando no Guanabara no primeiro dia do Aniversário. O sucesso do post dele foi enorme. Além de ter alcançado 710 mil visualizações e 11.633 compartilhamentos, o thumbnail do vídeo ainda estampou uma reportagem do New York Post que diz que o Aniversário Guanabara faz a Black Friday americana “passar vergonha”.