Novos Deuses

20/10/16 Por Leonardo Rios

Tudo bem, talvez “deuses” seja um termo forte demais. Mas você sabe como os adolescentes são exagerados e como eles tendem a endeusar seus ídolos, né? Acho que isso é natural da idade, mas o fato é que esta característica dá grandes poderes aos que conseguem influenciar estes jovens.

E como diz o Tio Ben do Homem Aranha: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades.

É por isso que eu queria falar um pouco sobre a lista dos mais influentes da TV e da internet entre os jovens brasileiros. A pesquisa é do Meio & Mensagem, Google e Provokers e mostra as 20 celebridades mais influentes entre jovens de 14 a 17 anos.

20influentes

Minha primeira reação ao ver a reportagem foi sentir um certo “medo” do futuro. Afinal de contas, se eu – que me considero um cara que consome bastante informação via YouTube – não conheço a maioria dos youtubers da lista, provavelmente isto acontece porque o conteúdo que eles produzem não é bom o suficiente para atrair minha atenção. Puro preconceito (qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico) meu.

Então, para poder formar um ponto de vista um pouco mais embasado, assisti um pouco de cada um. E é por isso mesmo que eu não vou entrar no mérito da “qualidade” deste conteúdo. Tem muita coisa que eu achei bobeira, mas temos que lembrar que o foco da pesquisa são adolescentes de 14 a 17 anos e eu já tô pra lá dos 30.

Você deve estar se perguntando: “então, qual é a importância que eles têm?” E eu respondo: na minha opinião, eles são o retrato de uma geração que faz o empreendedorismo criativo acontecer com muito pouco. Eles são a síntese da célebre frase do Glauber Rocha: “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Só que ao invés de fazerem cinema, eles geram conteúdo em uma era digital.

Para se ter uma ideia, o Whindersson Nunes, 1º youtuber da lista, tem 20 anos de idade. O primeiro vídeo do canal dele data de 3 anos (mas ele já havia tido outros canais). Ou seja, ele começou com menos de 17, insistiu e perseverou. Hoje em dia, ele tem 13.262.638 seguidores no YouTube. Isso mesmo, são mais de 13 MILHÕES de seguidores! Só pra você ter uma ideia, ele tem quase 600 MIL seguidores A MAIS que o Porta dos Fundos. E esse menino conquistou tudo isso tendo apenas uma câmera caseira como equipamento e o seu quarto como cenário.

Compara só os dois vídeos abaixo. Não precisa nem assistir inteiro, com um minuto e meio de cada você já vai entender o meu ponto. Pra falar a verdade, não precisa nem assistir. Basta olhar thumbnail que é gerado ao colar os links dos vídeos aqui.

 

Este é um dos primeiros vídeos do canal dele.

 

Este é um bem recente.

 

Tirando o quarto e as tatuagens do menino, praticamente nada mudou. A essência é a mesma! E se você leu meu post anterior, você sabe como isso é importante! 😉

A verdade é que este é um fenômeno que não dá para ignorar. Afinal de contas, essa galera fala diretamente com os decisores de compra de amanhã.

 

BÔNUS
Se você resolveu só olhar o thumbnail dos vídeos, aqui vai um pequeno spoiler do primeiro deles: antes de ter seu canal atual, Whindersson Nunes trabalhava como garçom e teve outros canais que não fizeram sucesso. E quando a coisa finalmente começou a engrenar, ele perdeu todo o conteúdo que havia produzido por causa de um hacker. Mas ele não desistiu e seguiu em frente. Ou seja, apesar de novo, o menino já ralou bastante para chegar onde está.