BLACK FRALDA – A CAMPANHA QUE NASCEU DE UM POST

Em Digital, Fullpack, Jobs, Publicidade

Do poder das redes sociais ninguém mais duvida… Marcas e consumidores trocam mensagens e experiências diariamente nesses ambientes.

Na pesquisa Digital In 2017 – South America, temos números que comprovam esse poder:

– No Brasil temos aproximadamente 139 milhões de usuários de internet.

– 90% acessa diariamente a rede.

– 58% possuem contas em redes sociais.

– Passamos em média 3h43m por dia conectados nas redes sociais.

E para um de nossos clientes, os Supermercados Guanabara, isso não é diferente.

Com 650 mil fãs no Facebook e quase 100 mil no Instagram (inclusive sendo o maior Instagram do segmento no Brasil), fazemos o dever de casa do “Social Listening” para entender cada vez mais o que o nosso consumidor espera da marca.

E foi assim que em 2016 percebemos que uma brincadeira em um post tinha um enorme potencial de se tornar uma campanha com alta conversão em vendas para o nosso cliente.

Na famosa Black Friday, fizemos um trocadilho e postamos uma arte com o título BLACK FRALDA. No texto de apoio, brincávamos com a famosa data, dizendo que no Guanabara era preço baixo para os nossos “Guanababys”.

Em poucas horas, o conteúdo já tinha mais de mil curtidas e diversos compartilhamentos. Recebemos ligações do cliente dizendo que a procura de produtos de bebês estava alta em todas as lojas da rede. Com rapidez e estratégia, o cliente deu descontos nos produtos e prolongou a “Black Fralda” com descontos para o final de semana.

Sucesso!

Havíamos criado mais uma data no calendário de varejo do Guanabara para os anos seguintes.

Então, em 2017, criamos uma campanha digital completa para essa data. Estudamos durante todo o ano o comportamento dos fãs que buscam descontos em produtos de bebês. Listamos os maiores desejos e enviamos para o nosso cliente.

Acreditando na ideia, os Supermercados Guanabara conseguiram ótimas negociações com os fornecedores e viabilizaram a campanha.

Com pouco investimento em mídia e buscando um bom resultado orgânico, os resultados ultrapassaram as nossas expectativas nos 4 dias de campanha:

_ Mais de 4 milhões de pessoas impactadas organicamente no Facebook;

_ 581.762 pessoas impactadas via patrocínio;

_ Envolvimento de 300.000 com as publicações;

_ 16.648 novos fãs no Facebook;

_ 217 mil visualizações das ofertas no Stories do Instagram;

Além dos números da campanha, o feedback do cliente foi de corredores lotados e aumento expressivo de vendas durante os 4 dias de veiculação.

Isso prova que ideias boas não tem ambientes definidos para surgir e temos que estar atentos durante todo o tempo nos consumidores das marcas com as quais trabalhamos.

Dá uma olhada no que fizemos: