CASE FIFTH HARMONY

Em Digital, Fullpack, Inovação, Jobs, Publicidade, Tecnologia

Um desafio… É essa a palavra que define o projeto Fifth Harmony que desenvolvemos para a banda em parceria com o portal Popline.

O cenário era o seguinte: uma das principais bandas do momento estava aterrissando no Brasil para fazer 3 shows de sua turnê mundial e precisávamos comunicar isso para os fãs de uma forma diferente, que saísse do modelo tradicional da publicidade.

Com fãs em sua maioria adolescentes, optamos junto ao cliente por trabalhar no ambiente digital, principalmente mobile.

Depois de uma imersão com o time de marketing responsável pelo projeto, alinhamos que devíamos ir além do óbvio. Nada de formatos tradicionais de publicidade digital. Colocamos como meta criar um projeto inovador, que permitisse a integração com parceiros da banda voltados para streaming de música e vídeos, pois além de gerar visibilidade, traríamos retorno financeiro em cima do projeto. Elegemos 3 principais canais para ativar: Spotify, Youtube e Vevo.

Mas o que fazer?

Analisando dados do perfil dos fãs da banda, pesquisas sobre o uso da internet mobile e aplicativos, chegamos a uma ideia inovadora para aliar todas as necessidades do briefing com uma entrega de resultados sólidos: o desenvolvimento de uma plataforma de gamificação.

Criamos então um novo site integrado com as plataformas de streaming via APIs destes parceiros.

Neste ambiente, o usuário já logava com a sua conta de Spotify e era desafiado ao longo do dia a concluir missões que davam pontos. Algumas missões duravam todo o dia e outras, chamadas de missões relâmpago, somente alguns minutos ou horas.

As quests incluíam:

1 – Curtir playlists no Spotify determinadas pela equipe de marketing;

2 – Ouvir músicas escolhidas através do Streaming do Spotify;

3 – Ver vídeos de seus parceiros Vevo / Youtube;

4 – Acessar páginas da web com o conteúdo do show (Releases, Links de Compra dos Ingressos, etc);

5 – Buscar códigos promocionais em páginas de parceiros, gerando tráfego e streaming para outros portais e vídeos;

6 – Convidar amigos para participar do game;

7 – Compartilhar no Facebook e Twitter pedidos para que as músicas de Fifth Harmony tocassem nas rádios;

8 – Completar o cadastro com todos os dados;

9 – Coletar pontuação extra na página a cada minuto, retendo o público na plataforma durante o máximo de tempo possível.

No final de 5 dias de game, os 2 primeiros colocados de cada estado ganharam 4 ingressos com meet & greet para conhecer as meninas da banda.

Os resultados? Foram sensacionais.

Criamos o maior engajamento em uma plataforma de jogo da história da nossa parceira, além de trazer retorno excepcional de streamings em seus canais.

Ficou curioso para ver os resultados?