FULLPACK ENTREVISTA | MARKETING DIGITAL INTERNACIONAL

Em Digital, Entrevista, Mercado, Publicidade, Tecnologia

Romulo Correa é mineiro, e mora há 2 anos nos Estados Unidos onde cursou o Master em Marketing Internacional. Atualmente é responsável pelo desenvolvimento de Marketing Digital e e-commerce de mais de 15 países da Domino’s, maior rede de fast food de pizza dos Estados Unidos. 

1.     Quais são as principais estratégias de marketing digital que a Domino’s adota para levar seu produto ao mercado externo?

A maioria dos países segue o mesmo cardápio desenvolvido na Domino’s Estado Unidos e tem pequenas alterações de acordo com a cultura local. A estratégia de marketing digital segue  a mesma linha. Nós temos muitos aprendizados gerados pelo alto investimento de mídia da marca no Estados Unidos, e dividimos esse conhecimento com os franqueados nos diversos países, mas sempre fazemos alterações e recomendações de acordo com as características regionais de cada mercado. 

2. Cada país possui um mercado diferente e particularidades. Todos utilizam a mesma plataforma digital? Como é feita essa adaptação? 

 A Domino’s oferece a possibilidade do franqueado de escolher se ele quer desenvolver o próprio e-commerce (site, apps e order extensions) ou se ele quer utilizar a plataforma americana, adaptada para cada mercado. Existe um time grande na matriz em Ann Arbor, MI dando suporte para os mais de 35 países que utilizam a plataforma americana. O suporte vai desde segurança de rede, ferramentas, canais e também consultoria de marketing digital.

3.     Existe um diferente perfil do comprador on-line ou do que consome nas lojas? 

Os perfis do consumidores off-line e on-line são bem diferentes, e variam em cada pais. Hoje, nos Estados Unidos mais de 60% dos pedidos são feitos on-line, e observamos essa tendência nos países da Europa e aos poucos nos países da América Central e do Sul, que também vem aumentando as vendas digitais. O consumidor on-line, normalmente, consome mais por pedido porque tem mais tempo para olhar o cardápio. Eu acredito que as pessoas estão cada vez mais evitando contato com outras pessoas, e querendo tudo mais automatizado e direto. As empresas tem que estar preparadas para estar presente em todos os lugares, por isso a Domino’s lançou o conceito “Domino’s Anyware” oferecendo diversos canais para os consumidores pedirem uma pizza quentinha https://anyware.dominos.com/. Este ano a Domino’s lançou um projeto com o IFTT – If this than that (Se isso, então aquilo): https://ifttt.com/dominos. O serviço é conectado ao Domino’s Tracker permitindo interação com vários aparelhos na sua casa. Por exemplo, se a pizza está saindo para a entrega, você pode programar para que o IFTT acenda as luzes da varanda ou toque o alarme do seu celular, por exemplo. Para o Brasil, acredito que teremos muitas novidades em 2018.

 4. Quais os principais desafios que e-commerce deve vencer para continuar expandindo sua participação no share das empresas?

 Testes contínuos procurando sempre melhorar a experiência do consumidor, e sempre estar de olho em coisas novas. Inovação é a chave do sucesso da Domino’s. Aqui a gente se considera uma empresa de tecnologia, uma e-commerce que vende pizza.